10 comportamentos que destroem um bom planejamento financeiro


Posted December 1, 2016 by natasharocha

Natasha Rocha, advogada tributarista Brasil especializada em gestão financeira para brasileiros residentes no exterior, é taxativa: “a distância entre o sonho e a frustração é mínima. Com os planos de uma vida, não dá pra brincar”.

 
Não existe segredo: disciplina, foco, perseverança e bom senso são requisitos fundamentais quando o assunto é planejamento financeiro.

Natasha Rocha, advogada tributarista Brasil especializada em gestão financeira para brasileiros residentes no exterior, é taxativa: “a distância entre o sonho e a frustração é mínima. Com os planos de uma vida, não dá pra brincar”.

Mas quais são as atitudes de um vencedor?

A resposta a esta pergunta é o que faz toda a diferença. Cada um tem sua rotina, seu trabalho, suas metas e seu tempo. Isso não pode ser generalizado. E é exatamente aí que reside a importância do critério de análise para o desenho do plano perfeito para cada realidade.

Mas se por um lado não podemos sistematizar as atitudes de quem atinge seus objetivos, por outro podemos enumerar aquelas que podem ser a pedra no caminho de qualquer um em busca de um plano de vida, geração de riqueza ou apenas uma aposentadoria confortável.

Fique atento se você não reproduz algumas das atitudes que comprometem sua meta financeira:

1. Você não tem a menos paciência para nada que requeira “longo prazo”.
No jogo financeiro, metas de longo prazo requerem comprometimento e calma.
2. Se ganhou $1 de aumento de salário, quer gastar $2 ou mais.
Tenha sempre em mente que a sua despesa nunca pode estar muito próxima do que se ganha. Planejar e controlar gastos é tão fundamental como aprender a somar.
3. Você não acompanha os movimentos de mercados mas acha que conhece bem as políticas econômicas mundiais e segue sempre seu próprio instinto na tomada de decisões.
Entender e decifrar os comportamentos de mercado é uma especialização que levas anos para ser consolidada. Cuidado ao achar que está apto a manobrar capital sem um assistência adequada de quem se prepara profissionalmente para isso.
4. Você não faz ideia do que está acontecendo no mercado financeiro e não acha que esta informação impacta a sua vida.
Mesmo que deseje investir mais para aumentar suas potencialidades de ganho, acompanhar o assunto não é de seu interesse.
5. Considera cortar o plano de saúde uma ótima economia.
Especialmente se tem filhos.
6. Você paga juros. E pior: sem saber exatamente quanto.
Mesmo sabendo que esses sugadores de dinheiro podem se esconder muito bem, você não se preocupa em calcular quanto do seu trabalho é usado para pagar juros aos bancos.
7. Gasta mais no cartão de crédito por causa do cash back.
Ou pior, fecha o mês sem quitar a fatura.
8. O seu trabalho é extremamente estressante, mas você quer apenas assegurar uma aposentadoria sem estresse.
E acha que isso está certo!
9. Todas as jogadas financeiras bem sucedidas foram graças às suas habilidades e todos os insucessos foram meras decorrências de má sorte.
Analisar mercado, obter informações claras e saber exatamente qual é o prognóstico são as regras básicas do bom planejamento.
10. Você imagina que $1 milhão é uma quantia que vai, de fato, te fazer aposentar com muita sobra.

Mas nunca calculou exatamente o quanto precisa para estar exatamente onde você sempre sonhou quando puder se dedicar inteiramente ao seu próprio prazer.

Escritório 3004, SABA Tower 1 - Cluster E
Jumeirah Lakes Towers
Dubai
116902
-- END ---
Share Facebook Twitter
Print Friendly and PDF DisclaimerReport Abuse
Contact Email [email protected]
Issued By Natasha Rocha
Phone 971 502201359
Business Address Office 3004, SABA Tower 1 - Cluster E، Jumeirah Lakes Towers Dubai
Country United Arab Emirates
Categories Finance
Tags advogada tributarista brasil , brasileiros residentes no exterior , planejamento financeiro
Last Updated December 1, 2016